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Exercício físico no combate da ansiedade

Um relatório divulgado recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que o Brasil é o País com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo. São 9,3% da população com algum tipo de transtorno, índice três vezes superior à média mundial.

Apesar de muitas pessoas portadoras de algum transtorno ligado à ansiedade terem baixa tolerância ao exercício – receosas pela aceleração dos batimentos cardíacos que uma atividade física proporcionaria -, é justamente ela quem pode servir como poderoso remédio para combatê-lo.

“A prática regular de exercícios físicos interfere positivamente no combate aos sintomas da ansiedade, agindo diretamente nos mecanismos fisiológicos do indivíduo”, diz o coach e educador físico Cristiano Parente.

Ele explica: “ao final de uma atividade física, há o alívio do estresse e uma sensação de cansaço que faz, naturalmente, o corpo precisar de descanso e recuperação. Essa sensação reduz consideravelmente o sentimento da ansiedade. Isso sem deixar de ressaltar que o exercício físico estimula a produção de endorfina, hormônio ligado à sensação de bem-estar, felicidade e de prazer, sensações estas que se contrapõem a ansiedade”.

Para que a atividade física realmente sirva como um remédio eficaz no combate aos transtornos de ansiedade, Cristiano Parente alerta para a importância da escolha dos exercícios.

“É fundamental que se busque uma atividade que goste e que se sinta estimulado a praticar. Isso facilita o envolvimento e engajamento para fazê-la regularmente. Colocar metas na atividade que desafiem, mas que sejam simples de serem batidas, é algo que pode contribuir, já que a sensação de sucesso também age como um potente inibidor dos sintomas de ansiedade”, conclui o coach e educador físico.
Fonte: Gazeta Esportiva

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