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Ansiedade no trabalho

Quem nunca sentiu um formigamento no corpo ou o famoso “frio na barriga” diante de um novo trabalho, uma entrevista de emprego, uma apresentação ou ao realizar uma prova? Se você sentiu algo similar, então você já passou por algum momento de ansiedade.

Presente no dia-a-dia de muitos profissionais, a ansiedade é um mal comum que tem feito muitas organizações a repensar o modo de produção de trabalho. Prazos curtos, cumprimento de metas, desorganização, sobrecarga são algumas da causas da ansiedade no trabalho. Uma pesquisa feita pela Robert Half – empresa internacional de Recursos Humanos – apontou que o excesso de tarefas e a ausência de reconhecimento por parte dos gestores são as maiores causas de ansiedade no trabalho. A pesquisa mostra ainda que os colaboradores brasileiros são os que mais sofrem de ansiedade. 42% dos entrevistados pela Robert Half disseram ser comum encontrar colaboradores com sintomas de estresse e ansiedade no trabalho. A média mundial é 11%.

 

Esse problema se não cuidado e evitado pode prejudicar muito a saúde física e psicológica dos indivíduos causando mal-estar, tonturas, formigamentos, falta de ar e até mesmo doenças e fobias. Porém, algumas atitudes podem fazer grande diferença. Confira algumas dicas valiosas que podem te ajudar a controlar a ansiedade.

Como controlar a ansiedade no trabalho e ser um profissional mais feliz

Para te ajudar neste importante processo, separei algumas dicas poderosas para que você possa trabalhar com mais tranquilidade e disposição. Vamos lá?

1- Relaxe

Separe um tempo e se dedique a você. Procure descansar, dormir tranquilamente e fazer exercícios físicos regularmente. Eles oferecem uma agradável sensação de bem estar. A yoga, por exemplo, é uma excelente atividade que ajuda a tranquilizar corpo e mente. Procure relaxar também a mente. Nada de ficar ocupando a cabeça com problemas de trabalho que podem ser resolvidos posteriormente ou durante o expediente. Esse horário de descanso merece ser respeitado. Leia um livro interessante, escute suas músicas favoritas, sorria mais, faça programas que te divirtam e tragam satisfação pessoal. Quando você está bem consigo mesmo, esse bem estar se prolonga também para outras áreas da vida.

2- Faça pausas

Se o trabalho estiver exigindo demais, faça uma pausa breve. Tire alguns minutinhos para tomar um café e se esticar. Só tome cuidado para não exagerar! Nessas horas, sempre cabe o bom senso.

3- Se organize

Não tem nada mais desgastante do que trabalhar em um ambiente desorganizado, onde nada é encontrado. Organize sua mesa e crie um ambiente de trabalho harmonioso e acolhedor. Se sua empresa permitir, decore sua área de trabalho com objetos que façam você se sentir bem.

3- Defina prioridades

Se você é daqueles que fica perdido em meio a tantas atividades, é hora de planejar as tarefas que deverão ser cumpridas. Quando você não sabe o que fazer primeiro e deixa tudo para a última hora, a ansiedade potencializa ainda mais. Organize-as por ordem de prioridade: importantes, circunstanciais ou emergenciais. Assim, fica mais fácil saber o que executar primeiro.

4- Pense positivo

Não tem nada que atraia mais o baixo astral do que a negatividade. Fuja dos pensamentos negativos e de pessoas pessimistas que tem ponham pra baixo, prejudicando seu bom humor e autoestima. Pense positivo, respire fundo e se preocupe menos. Confie em você mesmo e nunca se esqueça que você pode tudo e que o sucesso está a apenas um passo de você, basta querer e ousar ir além!

5-Mude de hábitos

Saia da rotina e reinvente! Nada de fazer sempre as mesmas coisas. Procure novas maneiras de tornar as atividades diárias mais agradáveis.

Se você se encontra em um estado de ansiedade mais avançado, não deixe de buscar ajuda especializada e profissional. Busque ajuda terapêutica e seja mais feliz no seu trabalho e nos demais setores da sua vida. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Fonte: IBC Coaching

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