VOCÊ_É_CAPAZ_AF_002

Você é capaz

De umas décadas para cá, tornou-se uma febre expressões como “desenvolver o potencial”, “dinamizar as atitudes” para “atingir o sucesso”. Qualidade de vida é o foco de todos e, para isso, nada melhor do que possibilitar “insights” que me revelem a minha real identidadeatravés de cursos, palestras, técnicas… Vai por aí.

Mas o que será que conta em tudo isso: o que é esse potencial? E o que tem a ver com a capacidade? São a mesma coisa?

Potencial é aquilo que ainda não é. É o que está para ser, que poder vir a ser, mas que, de fato, não é. É uma tendência, uma possibilidade. Talvez venha a ser no futuro. E só, talvez…

Capacidade é diferente. É aquilo que você tem de manifesto. É algo que já foi testado e aprovado, por quem a tem e por todos que já viram o seu efeito. É, acontece, se manifesta… Um fato presente. 

Como vive uma pessoa com potencial e como vive a que tem capacidade? Há diferenças.

A pessoa com potencial vive para o amanhã, há um grande futuro que está se construindo. Por isso é bom se preparar, otimizar as técnicas e estratégias de ação

A pessoa de capacidade vive hoje, já constrói e vive o resultados agora, no presente. Por isso se sente tranquila, realizada. Ela já é.

A pessoa com um grande potencial está sempre buscando novas capacidade em si, faz listas sobre suas qualidades e dons ainda não catalogados. É muito ocupada em planos, para dar o “pulo do gato”, quando menos esperarem.

A pessoa capaz sabe do que é feita, age e realiza seus projetos já previamente e objetivamente elaborados. Ela não têm um “algo grandioso” para um dia fazer. A sua grandeza se manifesta em tudo que ela faz. Sua vida é grande e só se tornará maior. É produtiva.

A pessoa com potencial, tem sonhos, metas, objetivos. E está sempre em busca de novos livros que ajudem mais ainda no “desenvolvimento pessoal”. Sempre pode haver um melhor, que tenha aquela nova técnica ou um exercício revolucionário, que virará a vida dela em cento e oitenta graus.

A pessoa capaz simplesmente faz. Olha, pensa, escolhe e empreende um método fácil e eficiente. Mais uma vez utilizando-se de um dos seus dons já manifestos (fruto de sua ativa capacidade), localiza a saída, sabe o que fazer, e realiza. Hoje começa, amanhã e depois só se desenvolve, mais e mais.

A pessoa com potencial, está voltada demais para os projetos e sonhos….E se perde, cada vez mais, pois não age. Afinal, as suas potencialidades e dons ainda estão sendo descobertas. É um vir a ser eterno. Nunca se tornará. Porque já não é.

Enfim, a pessoa capaz é, funciona, existe e e vive. Ela tinha um potencial que, naturalmente, foi aparecendo e impulsionando-a para a ação, gerando o “saber como”: a capacidade.

Fonte: Andrushas Space

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *