AF_Persistência_002_02

6 técnicas para ser persistente – Parte 2

Voltamos com as dicas restantes! Confira:

 

4. Acompanhe seus resultados

Quando estabelecemos metas desafiadoras, é fácil perceber que o caminho é longo. E talvez visualizar esta distância, possa te trazer um cansaço antes da hora, e te fazer perder o entusiasmo.

É quando pensamentos negativos podem aparecer: “Você deve estar louco.” “Isso não vai dar certo!”.

Se o seu objetivo é ser um CEO, Diretor ou mesmo ter seu próprio negócio ou ter sua ideia franqueada, olhar apenas para o resultado final desejado pode ser igualmente assustador (mesmo que desejado).

E como as pessoas bem sucedidas fazem?

Se elas dividiram os grandes objetivos em marcos, agora podem acompanhar os resultados das metas e dos ganhos. O ganho é tudo aquilo que você ganhou simplesmente trabalhando para realizar aquele sonho: O que aprendeu? Que relacionamento ganhou? Que habilidades você se aperfeiçoou?

Deixe os seus ganhos inspirarem seu progresso, isso também alimenta a sua perseverança. Não espere para se sentir realizado apenas quando a ‘grande meta’ for realizada, sinta-se um vencedor com tudo que você está ganhando durante a jornada!

 

5. Construa seu time

Temos um mito muito forte em nossa cultura: “Quer bem feito? Faça você mesmo!” Quem nunca ouviu isso? Eu tenho notícias para você: Não existe esta autossuficiência toda!

Pessoas bem sucedidas são líderes, de uma forma ou de outra. O sucesso requer ajuda! Você pode ser um empreendedor ou profissional liberal e me dizer que trabalha sozinho (eu também trabalho).

Porém entendo que executar uma atividade sozinha, não é trabalhar sozinha. Afinal estou eu aqui escrevendo este artigo, para você que está lendo, logo, não estou sozinha no meu trabalho.

Parte inferior do formulário

Existem dois tipos de relacionamentos que precisamos desenvolver para nos ajudar a persistir e encarar obstáculos:

Mentores. Todo mundo precisa de um guia, de preferência muitos. São pessoas com experiência e maturidade que podem nos aconselhar, inspirar e nos desafiar. Estas relações podem ser pessoais ou virtuais. Elas podem até mesmo ser literárias através de biografias, histórias e grandes romances.

Pares. Precisamos também de um círculo de colegas ou amigos: pessoas que estão no nosso nível lutando por seus próprios objetivos. Os Sonhos podem até ser diferentes. Mas essas pessoas se conectam com os sonhos delas, da mesmo maneira que você se conecta com os seus!

Encarar o mundo com amigos e colegas nos dá confiança. Eles também nos ajudam com insights e soluções que não teríamos conseguidos sozinhos.

Construir uma equipe de mentores e colegas nos ajuda (muito) a persistir em direção até as mais assustadoras metas.

6. Comemore suas vitórias (especialmente as pequenas)

Acredito firmemente em comemorar vitórias. Existem pessoas que tem dificuldades em celebrar, normalmente não se sentem merecedoras do resultado. Existem outras que comemoram e celebram.

De maneira geral, percebo que muitas pessoas só estão dispostas a reconhecer as grandes vitórias. Mas é importante fazer uma pausa e comemorar as pequenas vitórias também.

Afinal elas são marcos de uma vitória maior, um propósito maior.

Quando celebramos nossas metas batidas, ficamos emocionalmente engajados para a longa jornada que é nosso propósito. Sentimos prazer, satisfação, e nosso sentimento de recompensa (em termos de neurociência) é ativado.

Você já deve ter sentido o gostinho da celebração da vitória. Sempre deixa aquela sensação de ‘quero mais’. E o impacto em nossa persistência? Sei que você entende o que estou falando…

Vencer ajuda a nos manter no jogo. Isso significa que temos que levar a sério e comemorar nossas vitórias. Quanto maior os nossos objetivos, mais importante se torna comemorar as pequenas vitórias.

Estas são as seis dicas principais que vão te auxiliar a ser uma pessoa mais persistente.

E lembre-se: a persistência é uma caraterística comum das pessoas bem sucedidas e que realizam. Porque sonhar é bom, mas realizar é ainda melhor!

Tem alguma outra dica que te ajuda a ser mais persistente? Não deixe de compartilhar nos comentários.
Fonte: Segredos de Liderança

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *