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O que você precisa para parar de fumar?

Cigarro não leva à nada! Parar de fumar, com certeza, é difícil, mas, principalmente, se faz necessário. O mau hábito de tragar substâncias nocivas à saúde, como a nicotina, é uma das maiores causas de doenças – principalmente câncer – no mundo, mas, mesmo sabendo disso, o vício ainda se impõe a vontade de ser saudável. Muita gente não acredita, mas é comprovado: há resultados imediatos a quem larga o cigarro de vez. Veja aqui!

De acordo com o Ministério da Saúde, sendo o tabagismo uma dependência química, é esperado que a pessoa passe por 3 a 4 experiências (tentativas) antes de parar definitivamente: “A cada tentativa ela vai conhecendo suas maiores dificuldades e aprendendo a controlá-las, sem ter que fumar. Por exemplo: a pessoa decide parar de fumar, e ao se deparar com uma situação de estresse, pensa em fumar um cigarro para se acalmar”, explica o órgão.

Contudo, segundo o próprio Ministério, existem dois métodos que podem ser utilizados durante as tentativas de parar de fumar: a “parada imediata”, onde, inicialmente, é marcada uma data pelo próprio fumante e nesse dia, à pura base da força de vontade, ele não poderá mais fumar, e o “método gradual”, onde duas práticas poderão ser adotadas: redução do número de cigarros fumados ou o retardamento da hora na qual se tem vontade de fumar.

“Podemos considerar que, se um fumante faz uso de 30 cigarros por dia, então no 1º dia ele fumará os 30 cigarros usuais, no 2º dia 25 cigarros, no 3º dia 20 cigarros, no 4º dia 15 cigarros, no 5º dia 10 cigarros, no 6º dia 5 cigarros; o 7º será o primeiro dia sem cigarros. Caso venha a optar pelo adiamento da hora do primeiro cigarro, pode-se considerar o seguinte exemplo: no 1º dia o indivíduo fumará seu primeiro cigarro às 9 h, no 2º dia às 11 h, no 3º às 13 h, no 4º às 15 h, no 5º dia às 17 h, no 6º às 19 h; o 7º será o primeiro dia sem cigarros. Esta estratégia não deve durar mais do que duas semanas para ser colocada em prática, pois há o risco de se tornar apenas uma forma de adiar, e não de parar de fumar. O mais importante é marcar uma data alvo para que seja seu primeiro dia de ex-fumante.”, orienta o órgão governamental.

Veja como o seu organismo reage imediatamente quando você para de fumar!

Após 20 minutos: Logo parar de fumar, a pressão sanguínea e as batidas cardíacas voltam ao normal.

Após 8 horas: A quantidade de monóxido de carbono no sangue diminui quase pela metade, normalizando a oxigenação das células.

1 dia depois: O monóxido de carbono é eliminado do corpo e os pulmões também começam a eliminar o muco e os resíduos da fumaça.

2 dias depois: Não há mais nicotina no organismo. Com isso, o gosto e o olfato começam a melhorar. A transpiração deixa de cheirar a tabaco.

3 dias depois: Os brônquios começam a relaxar e a respiração melhora.

De 2 a 12 semanas depois: A circulação venosa (responsável pelo retorno do sangue dos tecidos para o coração) melhora.

De 3 a 9 meses depois: Os problemas respiratórios e as tossem acalmam, a voz se torna mais clara e a capacidade respiratória aumenta em 10%.

Fonte: Conquiste a sua vida

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