Poder da Mudança

Poder da Mudança
Armando Falconi / 20 novembro 2018
      A mudança é a natureza da nossa existência — quer gostemos dela ou não. É a energia que nos permite criar uma vida nova a qualquer momento, abraçar oportunidades e para (re)criarmos em nós mesmos, como pessoas mais felizes, saudáveis e engajadas. Mesmo assim, existe uma resistência do ser humano para a mudança, principalmente quando falamos em mudança de hábitos relacionados à nossa saúde e bem-estar.

      Ao longo da vida, desenvolvemos hábitos, que às vezes são prejudiciais para a nossa saúde, e então sabemos que precisamos mudar; afinal temos como um dos principais propósitos o cuidado com a nossa própria saúde, pois queremos vivenciar os melhores momentos como o nascimento de um filho e ter forças para lidar com as vicissitudes da vida como a doença de um ente querido.

      E então, surge a dúvida essencial: mesmo tendo acesso à informação e sabendo que a mudança é importante, por que nós simplesmente não tomamos as decisões “corretas” e adotamos uma rotina saudável? Por que a mudança de comportamento não é simples, é um processo complexo que exige a compreensão do momento em que estamos e nosso nível de motivação perante aquela mudança.

      Sendo assim, quando falamos em mudança, precisamos considerar a importância da individualização do processo. Precisamos primeiro identificar mudanças que sejam desejadas (e não impostas) e significativas, entendendo sempre que para cada pessoa será diferente. Ao longo deste processo, analisaremos fatores que influenciam nossas decisões tais como nossos valores, prioridades, crenças e motivadores. Avaliaremos também o ambiente e a nossa rede de apoio: quem pode me ajudar? Quais são as barreiras que estão dificultando minha mudança? E os facilitadores (aspectos que facilitam a mudança)?

      O Coach deve atuar como parceiro nesta jornada de transformação – instigando o autoconhecimento, focando nas conquistas e sucessos, apoiando em momentos de relapsos e utilizando as ferramentas adequadas para cada momento. No final, porém, desejamos que fique claro que o grande motor da mudança está dentro de cada um. Se eu acreditar na minha capacidade de mudança e me valorizar por isso, vou correr atrás dos meus sonhos, pois sei que consigo alcançá-los! O poder da mudança está dentro de você.